Mais uma vez o combate à criminalidade foi apontado pela população como foco para a atuação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A demanda foi exposta no sexto Fórum de Gestão Estratégica, que reuniu as Circunscrições de Palmares, Arcoverde e Garanhuns, na manhã desta sexta-feira (26), no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns. Ela há havia diso prioridade em Gravatá, na quarta reunião. Os Fóruns de Gestão Estratégica irão ajudar a nortear as ações da Instituição para os próximos quatro anos. Foram realizados encontros no Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Gravatá e Salgueiro, abrangendo todas as regiões do Estado.
O combate à criminalidade foi colocado como prioridade na atuação do MPPE por 18% dos presentes. A defesa das crianças e adolescentes aparece em segundo lugar com 17%, seguida da defesa do direito à saúde, com 12%. Outras áreas como educação (12%); segurança pública (8%); combate à corrupção (8%); defesa da pessoa idosa (8%); direitos humanos (5%); meio ambiente (4%) e defesa das pessoas com deficiência (3%) também aparecem nas prioridades apontadas. Habitação e urbanismo, defesa do patrimônio público, combate à sonegação fiscal e defesa do consumidor, entre outros, são pontos importantes para 1% dos presentes.
Durante o encontro, o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, destacou como a Gestão Estratégica 2013/2016 está sendo construída no Estado, chamando a atenção para o fato de a sociedade civil poder opinar nas ações a serem desenvolvidas pela Instituição. Para ele, “este é o Ministério Público social, o MP que vai ao encontro da população”.
A reunião continuou na parte da tarde com os promotores de Justiça da região. A ideia é formar grupos e traçar metas e atuações com base nas demandas apontadas pela população, fazendo com que esteja em conformidade ao que a sociedade precisa. O Fórum de Gestão de Garanhuns encerra a fase de consulta popular da Gestão Estratégica 2013/2016.
Fonte: