Para marcar a passagem do Dia da Criança, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor), promove uma série de ações alertando sobre o consumismo infantil. O ponto alto da programação é a apresentação da esquete teatral “Consumo consciente faz bem pra gente”, que será encenada no Parque de Dois Irmãos, no Recife, desta sexta-feira (12) até o domingo (14), das 10h às 16h.
Nas apresentações haverá a distribuição de folders com informações sobre todos os órgãos que compõem o sistema de defesa do consumidor e da cartilha “A escolha certa – Brincando e aprendendo a ser um consumidor legal”, com várias situações, contadas através de histórias em quadrinhos, que ensinam desde o consumo consciente, passando pelo direito a troca de mercadoria, necessidade de pedir a nota fiscal e lições de cidadania. O CAOP-Consumidor também lançou a campanha contra o consumismo infantil através do seu perfil no facebook (http://www.facebook.com/ consumidorMPPE?fref=ts) que traz dicas a pais e responsáveis de como evitá-lo.
Os focos do MPPE com o esquete, a distribuição de folders educativos e a campanha nas redes sociais é conscientizar os futuros consumidores a estabelecerem uma relação de consumo responsável e também trabalhar junto a pais e responsáveis a não alimentarem nos filhos o consumismo.
Segundo a coordenadora do Caop Consumidor, a promotora de Justiça Liliane Fonseca, um dos fatores que alimenta o consumismo nas crianças é compensar a ausência dos pais com presentes – muitas vezes caros – e a relação sem controle dos filhos com a mesada.
A apresentação - Com linguagem acessível a crianças e adolescentes, a peça “Consumo consciente faz bem pra gente” integra o projeto Escola & Ministério Público de Pernambuco e passa ao público, pela reprodução de hábitos do cotidiano, direitos básicos do consumidor. A esquete já foi apresentada a estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas entre maio de julho.
Fonte: http://www.mp.pe.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário